Diário da União Municipal dos Estudantes de Praia Grande

quinta-feira, 15 de março de 2012

DEFINIDAS METAS PARA AS AÇÕES DO SEMESTRE DA JUVENTUDE EM PRAIA GRANDE

O Prefeito de Praia Grande Roberto Francisco dos Santos em reunião com assessoria de juventude no seu gabinete na manhã do dia 14/03, definiram as metas para o semestre no Ano da Juventude na cidade.

Os objetivos do semestre foram traçados orientados em três pilares que são:

­1- Mobilização das juventudes;

2- Protagonismo juvenil;

3- Planejamento de instrumento de orgânico de gestão e articulação da sociedade civil.

O plano estratégico na dinâmica do tópico mobilização passa por mutirões de cidadania, saúde, prestações de serviços e informação referente ao direito recém conquistado com a inclusão do termo jovem no artigo 227, da constituição federal através da emenda n° 65.

Entre os programas e ações podemos destacar o Juventude Legal que ocorrerá em 24 ações específicas com o objetivo de atingir 14.000 jovens de 15 a 29 anos, que ocorrerão em unidades escolares do estado, igrejas e centros comunitários levando os programas municipais até o jovem.

Entre os destaques destes programas estão na área da saúde as campanhas de prevenção e detecção, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST e AIDS), saúde bucal e os programas de prevenção e orientação da gravidez indesejada. Na área de cidadania o cadastramento dos jovens e a sua situação referente a documentos em uma ação de triagem para em uma etapa futura executar a emissão da 1° e 2° vias de RG, Carteira de trabalho e Certidão de Nascimento e orientações sobre alistamento militar.

Contemplando a área de prestações de serviços destaque para os cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos jovens com a ação Time do Emprego, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios que padroniza e orienta os jovens para serem inseridos no mercado de trabalho. Aqui no município de Praia Grande, o Time do Emprego tem a participação efetiva da Secretaria de Relações, Emprego e Trabalho - SERET na condução e aplicação dos cursos.

Abordando o segundo tópico do plano está o Protagonismo Juvenil, que receberá atenção especial do governo que através de um Projeto de Lei enviado ao Legislativo instituindo o Conselho Municipal de Juventude que toma posse no próximo dia 27/03, as 09:00 h no Auditório Roberto Marinho ao lado da prefeitura.

“O principal objetivo do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), é ser um canal de interlocução entre a sociedade civil e o governo nas formulações das políticas públicas de juventude tendo em vista que sua composição organizada em 6 titulares e 6 suplentes de diversas secretarias do Poder Executivo e 6 titulares e 6 suplentes vindos dos movimentos de juventude e da sociedade civil organizada, que juntamente com o governo vão buscar soluções para alcançar esses objetivos” afirma o Prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos.

Em destaque do último tópico está a inclusão na ordem do dia dos instrumentos de gestão do CMJ, como a criação através do projeto de lei de autoria do município que será encaminhado para a apreciação do legislativo da cidade, do Fundo Municipal de Juventude, que dará a possibilidade e suporte para planejar e executar as PPJ’s na cidade.

“Outra questão importante é que a cidade de Praia Grande está investindo em dar aos jovens a oportunidade de ter experiências e espaços para que se organizem em grupos e associações que representem os vários grupos de jovens e um exemplo disso, foi a primeira Conferência Municipal, ocorrida no ao passado que mobilizou cerca de 6.000 jovens da cidade em elaborar propostas e propor ações, que esse ano parte delas já começam a serem colocadas em prática como por exemplo, a Semana da Juventude; o Juventude Legal; o Fórum e mais as ações ligadas as ares de cultura, como por exemplo a capacitação para o trabalho em cultura e artes, dentre elas o carnaval que caminha em busca da constante profissionalização da na mão de obra da produção e organização”, completa o chefe do executivo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário