Diário da União Municipal dos Estudantes de Praia Grande

terça-feira, 13 de março de 2012

Curso Técnico X Faculdade



Muitos jovens ficam em dúvida na hora de escolher entre a faculdade e o curso técnico, é preciso entender que ambos possuem vantagens e desvantagens. Em primeiro lugar é importante avaliar questões como: valor e duração do curso e considerar a sua realidade para fazer a escolha certa.
O curso técnico normalmente terá duração menor que a faculdade, em média 18 a 36 meses, enquanto a graduação varia de acordo com o estipulado pelo MEC, a maioria dos cursos tem duração média de 48 meses.

Curso técnico

O Curso técnico é focado nas necessidades no mercado, portando é mais centrado nas questões práticas do curso, não há aprofundamento teórico.
Para quem precisa trabalhar e ter uma renda para financiar a própria faculdade, a dica é fazer o curso técnico, ele permite a rápida inserção no mercado de trabalho.
Em alguns casos, após a inserção no mercado a própria empresa custeia a faculdade do funcionário, através de programas de incentivo e de retenção de talentos.

Faculdade

Na Faculdade há maior enfoque teórico e aprofundamento na pesquisa e metodologia, em razão de haver mais tempo para desenvolver pesquisas e conceitos.
A Faculdade sem dúvida dá mais consistência ao currículo, além de possibilitar a continuidade dos estudos caso opte por realizar especializações, mestrado ou doutorado.

Tecnólogos

Existem ainda cursos de graduação de curta duração, os chamados tecnólogos. Estes cursos possuem duração semelhante a do curso técnico, mas são considerados graduação e concedem ao estudante os mesmos direitos de quem optou pela licenciatura ou bacharelado. Portanto, após o tecnólogo é possível prosseguir os estudos com uma pós-graduação.


Vale lembrar que o curso técnico não elimina a necessidade de uma graduação. E como conhecimento nunca é demais, sempre vale a pena investir na continuidade dos estudos.

Antes de decidir avalie as suas necessidades e considere os prós e contras. E lembrem-se de que é sempre bom verificar se o curso e a faculdade escolhidos são reconhecidos pelo MEC, para isso basta acessar o site: www.mec.gov.br

3 comentários:

  1. Bom que eu saiba um curso técnico dura de 18 a 24 meses no máximo.
    A faculdade, na verdade, o curso em uma faculdade ou universidade, realmente tem mais conteúdo(carga de horas/aulas), mas não quer dizer que se aprofunde mais nas máterias, até porque quando você tem um bacharelado, você pode trabalhar em áreas diferente, ou seja, o curso tem que ter uma abrangencia maior.
    E sim um tecnólogo se aprofunda mais por ser, a maioria das vezes, mas focado em uma área específica, como exemplo posso dar o tecnólogo de processos químicos que tem duração de 24 há 36 meses, e existe essa mesma "matéria" no curso de engenharia química, só que no curso tem duração de 1 a 2 semestres dependendo de onde você vai estudar.E também depois que termina um tecnólogo, você tem a possibilidade de fazer uma pós-graduação!

    ResponderExcluir
  2. Bruks, obrigada pelos apontamentos, corrigi a informação sobre o Tecnólogo.
    Quanto a duração do técnico, ela pode chegar a 3 anos, quando feita integrada ao ensino médio (esse foi inclusive o meu caso, quando fiz secretariado).
    Sobre o aprofundamento a que me refiro nas Faculdades, trata-se do aproveitamento da carga horária para dedicação a pesquisa e discussão teórica, nem sempre possível ou apenas pincelada em cursos de menor duração. Mas, é claro que a qualidade e o aproveitamento do curso estão ligados à dedicação do aluno e ao nível da instituição e dos professores, sejam eles na Faculdade ou no curso Técnico.
    Os cursos técnicos do SENAC e das ETECs, por exemplo, são excelentes e tem ótimo reconhecimento no mercado de trabalho.
    Enfim, cabe a cada aluno decidir o que é mais adequado a sua necessidade.
    Agradeço a colaboração.

    ResponderExcluir
  3. A sim com certeza!
    Eu sou formada pela ETEC exatamente para ter um diferencial no meu currículo!
    De nada, eu que agradeço peça atenção!

    ResponderExcluir