Diário da União Municipal dos Estudantes de Praia Grande

sábado, 10 de dezembro de 2011

"Eu quero, eu posso, eu vou conseguir" Nos temos capacidade, nos queremos mudar o país e temos tudo, tudo mesmo, para conseguir.

2º Conferência Nacional de Juventude

Dia #1 (10-12-11)
A Conferência Nacional de Juventude está sendo de grande importância para o crescimento de cada jovem que está presente nos grupos, sejam eles de fotografia, audio, video, ou qualquer outro que venha ajudar na compreensão do tema Juventude. Vários movimentos politicos que tem o jovem como tema principal ou que têm políticas que abraçam a juventude como algo que pode e vai trazer beneficios para todos os habitantes da federação. Infelizmente nós perdemos a abertura e todos ficamos muito decepcionados pois queríamos participar deste ato e pôr nossas idéias em prática. Por mais que a frustração de não ter participado tenha nos atingido nós não desanimamos em momento algum, muito pelo contrário, os grupos de trabalho buscaram soluções para suprir a falta de informações e mostraram sua capacidade de organização e idealização das conclusões que deveriam ser mostradas no dia da abertura.
O primeiro dia de conferêcia foi maravilhoso e cada detalhe foi mostrado de várias formas, de um jeito especial que cada membro da equipe Juventude PG tem. Os grupos de fotografia fizeram um trabalho maravilhoso, trabalho esse que capturou cada caracteristica dos povos tão diferentes, povos que estão no mesmo território que nós, que têm a mesma nacionalidade que a nossa, mas têm formas de organiação e pensamento tão diferentes, cada um defendendo sua tese, mas, algo em comum todos temos: Queremos uma juventude com mais participação nas politicas públicas do nosso país. Estamos na defesa por uma juventude que não tenha medo de expor suas ideias, e que possa estar cara a cara com os governos municipais, estaduais e nacional.
Grandes propostas foram discutidas neste primeiro dia de confêrencia. É interessante presenciar os debates e confrontos de ideias de cada jovem, seja ele de alguma entidade religiosa ou estudantil. O que mais me chamou atenção foi a compreenção que cada um tem com o colega ao lado, não importando se ele é de um partido politico diferente ou de um outro estado brasileiro, o mais importante para esses militantes é a causa, ou seja, mais voz para a juventude brasileira.
Não posso deixar de falar das outras frentes de trabalho que foram de suma importância para o sucesso que tivemos. Os grupos de entrevista e o pessoal que ficou responsável pela publicação das infomações que eram captadas pelas equipes que estavam em campo. Os responsáveis pelo jornal também fizeram um grande trabalho. Cada um fez o trabalho que lhe foi delegado de forma impecável, fizeram de uma forma tão profissinal, de uma forma seria.
Sim, hoje nos podemos dizer que somos mais do que capazes, e tenho certeza que a juventude não vai ser mais vista de forma discriminatória, mas sim, com seriedade. Hoje nós temos muito mais liberdade de manifestação, mesmo sendo reprimidos em alguns casos, do que nossos avós ou nossos pais tiveram e isso já é um grande avanço em uma sociedade em que só é considerada a voz de quem tem mais poder.
Nosso trabalho está sendo valorizado e temos um grande incentivador que é o Edson Marcelo. Nós, da Juventude PG estamos tendo a oportunidade de representar mais de sessenta(60) mil estudantes das redes municipais e estadual de Praia Grande e, tenho certeza estamos conseguindo fazer isso de uma forma profissional. É mais do quem bom ver que a nossa juventude tem um olhar crítico e que as ideias surgem de forma natural e que essas ideias são relevantes e podem ser empregadas na sociedade.
Por hoje é só, em breve mais informações sobre a conferência.





Diretor de Projetos Multimidia - UMES - Praia Grande - SP