Diário da União Municipal dos Estudantes de Praia Grande

sábado, 17 de março de 2012

QUEM É A NOVA CO-ORDENADORA ESTADUAL DE JUVENTUDE DE SÃO PAULO?


Essa é a pergunta que muitos jovens e gestores de juventude estão se fazendo nesse momento, porem eu também me fazia essa pergunta antes de conhecê-la por um breve momento, tarde da ultima quinta feira dia 15/03, em um ‘acaso’ e depois desse breve contato, confesso que saí da sala com uma curiosidade ainda maior.
Quem é essa jovem que traz consigo um brilho de determinação no olhar e consciência coletiva?
Com um discurso de socialização de oportunidades, busca por efetividade aliado a desenvolvimento administrativo em busca da ampliação das ações da co-ordenadoria, nos mais de seiscentos municípios do estado e ainda atenta de que vivemos em um estado rico e plural politicamente, mais ainda com realidades desiguais enquanto gestão de juventude nos municípios e cita que enquanto regiões do estado como a Região Metropolitana da Baixada Santista, estão bem avançadas em políticas públicas, e seus órgãos de juventude com boa interlocução com as autoridades e a sociedade como um todo, na maioria dos municípios do estado não desfrutam da mesma realidade.
Bom já a estou utilizando esse espaço para transmitir impressões e informações, segue abaixo um pequeno apanhado que pude buscar na net do envolvimento partidário e social com forte atuação no terceiro setor dessa “pequena grande menina”, que hoje tem a responsabilidade de co-ordenar as ações em prol da vida de milhares de jovens de nosso estado e país.
NOME: Janaína Carla de Lima
FORMAÇÃO ACADÊMICA: Advogada
FILIAÇÃO PARTIDÁRIA: PTB
ENVOLVIMENTO COM ENTIDADES SOCIAIS E POLITICAS: presidente nacional da AJUTRA - Associação da Juventude Trabalhista; membro do Rotary Club de São Paulo Butantã; fundadora do Rotaract Clube Campo Limpo;
PROJETOS E AÇÕES COM O TERCEIRO SETOR:
Programa Direito das Minorias O objetivo do programa, segundo Janaina, é prestar orientação jurídica para pessoas carentes, com o intuito de garantir a efetividade de seus direitos, bem como a promoção da justiça social.
Projeto de Prevenção à Saúde e Cidadania, desenvolvido pela AJUTRA - Associação da Juventude Trabalhista com atendimento de 10 a 20 mil pessoas dia.
ARTICULAÇÃO SOCIAL:
A gestão a frente da AJUTRA rendeu um saldo positivo de parcerias e patrocínios conquistados para as ações realizadas, somente em 2010, com empresas renomadas como McDonald"s, Banco Santander Real, Amanco, Sorridents e Ótica Astral, bem como entidades do porte do GRAACC.
JANAÍNA LIMA POR CAMPOS MACHADO:
“Janaína como uma grande revelação no meio político e social, e que já realizou dezenas de projetos sociais, que lhe valeram vários prêmios, inclusive do Rotary Internacional”.
"A Janaína, com sua extrema doçura, adicionada de uma determinação fora do comum, fará uma gestão histórica”.
“Janaina é uma jovem muito batalhadora e que acredita nos ideais trabalhistas e tenho certeza de que será uma missão agregadora”.
JANAÍNA LIMA POR ELA MESMA:
“Sonhar sempre, sonhar juntos e construir uma sociedade mais justa e igualitária, com oportunidades iguais para toda a juventude”
“Devemos contribuir com a construção moral e política da sociedade, baseando-se, para tanto, na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva”.

sexta-feira, 16 de março de 2012

POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE ACONTECE NO AUDITÓRIO ROBERTO MARINHO


Mais um importante passo em busca da consolidação das políticas públicas de juventude na cidade de Praia Grande começa a se tornar realidade. Após a tramitação em todas as etapas burocráticas para a criação deste instrumento, o que ocorreu durante todo ano de 2011, toma posse no próximo dia 27/03, o Conselho Municipal de Juventude (CMJ), órgão responsável pela interlocução entre a sociedade civil organizada e representantes do governo.
A cerimônia acontece a partir das 8h:30 m com a presença de autoridades do executivo, secretarias do município, órgãos públicos e da Secretaria Estadual de Educação, através da Delegacia de Ensino Regional de São Vicente, com representação dos diretores, professores e co-ordenadores das unidades de ensino localizadas no município.
Vale destacar a parceira importantíssima dentro deste processo de protagonismo juvenil que a cidade vem desenvolvendo com a DER-4- SV, que possibilitou a ampla participação das juventudes nas ações de conferências que ocorreram durante todo ano de 2011.
No evento haverá dois momentos um com apresentação de todo trabalho realizado no ano passado e outro, sobre o envolvimento de cada segmento nas próximas ações que estão programadas para iniciar a partir do dia 16 de abril, com o projeto Juventude Legal, que terá um formato de mutirão de cidadania e saúde além das atividades esportivas e culturais, inicialmente dentro das unidades escolares do estado, igrejas e centro comunitários, com a possibilidade do envolvimento também das escolas da rede privada que serão convidadas a aderir o projeto.

quinta-feira, 15 de março de 2012

DEFINIDAS METAS PARA AS AÇÕES DO SEMESTRE DA JUVENTUDE EM PRAIA GRANDE

O Prefeito de Praia Grande Roberto Francisco dos Santos em reunião com assessoria de juventude no seu gabinete na manhã do dia 14/03, definiram as metas para o semestre no Ano da Juventude na cidade.

Os objetivos do semestre foram traçados orientados em três pilares que são:

­1- Mobilização das juventudes;

2- Protagonismo juvenil;

3- Planejamento de instrumento de orgânico de gestão e articulação da sociedade civil.

O plano estratégico na dinâmica do tópico mobilização passa por mutirões de cidadania, saúde, prestações de serviços e informação referente ao direito recém conquistado com a inclusão do termo jovem no artigo 227, da constituição federal através da emenda n° 65.

Entre os programas e ações podemos destacar o Juventude Legal que ocorrerá em 24 ações específicas com o objetivo de atingir 14.000 jovens de 15 a 29 anos, que ocorrerão em unidades escolares do estado, igrejas e centros comunitários levando os programas municipais até o jovem.

Entre os destaques destes programas estão na área da saúde as campanhas de prevenção e detecção, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST e AIDS), saúde bucal e os programas de prevenção e orientação da gravidez indesejada. Na área de cidadania o cadastramento dos jovens e a sua situação referente a documentos em uma ação de triagem para em uma etapa futura executar a emissão da 1° e 2° vias de RG, Carteira de trabalho e Certidão de Nascimento e orientações sobre alistamento militar.

Contemplando a área de prestações de serviços destaque para os cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos jovens com a ação Time do Emprego, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios que padroniza e orienta os jovens para serem inseridos no mercado de trabalho. Aqui no município de Praia Grande, o Time do Emprego tem a participação efetiva da Secretaria de Relações, Emprego e Trabalho - SERET na condução e aplicação dos cursos.

Abordando o segundo tópico do plano está o Protagonismo Juvenil, que receberá atenção especial do governo que através de um Projeto de Lei enviado ao Legislativo instituindo o Conselho Municipal de Juventude que toma posse no próximo dia 27/03, as 09:00 h no Auditório Roberto Marinho ao lado da prefeitura.

“O principal objetivo do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), é ser um canal de interlocução entre a sociedade civil e o governo nas formulações das políticas públicas de juventude tendo em vista que sua composição organizada em 6 titulares e 6 suplentes de diversas secretarias do Poder Executivo e 6 titulares e 6 suplentes vindos dos movimentos de juventude e da sociedade civil organizada, que juntamente com o governo vão buscar soluções para alcançar esses objetivos” afirma o Prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos.

Em destaque do último tópico está a inclusão na ordem do dia dos instrumentos de gestão do CMJ, como a criação através do projeto de lei de autoria do município que será encaminhado para a apreciação do legislativo da cidade, do Fundo Municipal de Juventude, que dará a possibilidade e suporte para planejar e executar as PPJ’s na cidade.

“Outra questão importante é que a cidade de Praia Grande está investindo em dar aos jovens a oportunidade de ter experiências e espaços para que se organizem em grupos e associações que representem os vários grupos de jovens e um exemplo disso, foi a primeira Conferência Municipal, ocorrida no ao passado que mobilizou cerca de 6.000 jovens da cidade em elaborar propostas e propor ações, que esse ano parte delas já começam a serem colocadas em prática como por exemplo, a Semana da Juventude; o Juventude Legal; o Fórum e mais as ações ligadas as ares de cultura, como por exemplo a capacitação para o trabalho em cultura e artes, dentre elas o carnaval que caminha em busca da constante profissionalização da na mão de obra da produção e organização”, completa o chefe do executivo da cidade.

terça-feira, 13 de março de 2012

Curso Técnico X Faculdade



Muitos jovens ficam em dúvida na hora de escolher entre a faculdade e o curso técnico, é preciso entender que ambos possuem vantagens e desvantagens. Em primeiro lugar é importante avaliar questões como: valor e duração do curso e considerar a sua realidade para fazer a escolha certa.
O curso técnico normalmente terá duração menor que a faculdade, em média 18 a 36 meses, enquanto a graduação varia de acordo com o estipulado pelo MEC, a maioria dos cursos tem duração média de 48 meses.

Curso técnico

O Curso técnico é focado nas necessidades no mercado, portando é mais centrado nas questões práticas do curso, não há aprofundamento teórico.
Para quem precisa trabalhar e ter uma renda para financiar a própria faculdade, a dica é fazer o curso técnico, ele permite a rápida inserção no mercado de trabalho.
Em alguns casos, após a inserção no mercado a própria empresa custeia a faculdade do funcionário, através de programas de incentivo e de retenção de talentos.

Faculdade

Na Faculdade há maior enfoque teórico e aprofundamento na pesquisa e metodologia, em razão de haver mais tempo para desenvolver pesquisas e conceitos.
A Faculdade sem dúvida dá mais consistência ao currículo, além de possibilitar a continuidade dos estudos caso opte por realizar especializações, mestrado ou doutorado.

Tecnólogos

Existem ainda cursos de graduação de curta duração, os chamados tecnólogos. Estes cursos possuem duração semelhante a do curso técnico, mas são considerados graduação e concedem ao estudante os mesmos direitos de quem optou pela licenciatura ou bacharelado. Portanto, após o tecnólogo é possível prosseguir os estudos com uma pós-graduação.


Vale lembrar que o curso técnico não elimina a necessidade de uma graduação. E como conhecimento nunca é demais, sempre vale a pena investir na continuidade dos estudos.

Antes de decidir avalie as suas necessidades e considere os prós e contras. E lembrem-se de que é sempre bom verificar se o curso e a faculdade escolhidos são reconhecidos pelo MEC, para isso basta acessar o site: www.mec.gov.br

segunda-feira, 12 de março de 2012

O que te move?



Qual é a sua motivação? Quais causas você defende? Você luta por questões individuais ou coletivas?

É muito comum o entendimento de que a geração de jovens que aí está não possui nenhum tipo de engajamento social e político, caracterizando-se como uma geração de alienados. Tal generalização é injusta, embora seja claro que não podemos comparar a mobilização de jovens brasileiros na atualidade com movimentos semelhantes realizados por jovens na época da ditadura militar (entre as décadas de 60 e 70).

Embora tenhamos um aparato tecnológico (globalização, internet, meios de comunicação em geral) que favoreça o ecoar de nossas vozes, ainda não sabemos exatamente como articular de forma organizada nossa luta pelas causas que deveríamos defender.

E boas causas não nos faltam: Temos um cenário político de corrupção, que assalta descaradamente nossos cofres públicos e que afeta seriamente setores como educação, saúde, infraestrutura e segurança. São escassos os programas de apoio à juventude, que possibilitem ingresso ao mercado de trabalho com igualdade de oportunidades. Na maioria das localidades brasileiras não existem políticas consistentes de esporte e lazer que desviem nossos jovens do caminho das drogas e da marginalidade, essas são apenas algumas, entre tantas outras causas a serem defendidas.

Sabemos que a juventude tem um imenso potencial de contestação, indignação e grande capacidade de transformação. Precisamos de novas visões, de pessoas abertas às novas alternativas, antenadas com o mundo e com as transformações sociais que vivemos.

O exercício da democracia exige disposição para o embate de ideias e discussão dos assuntos que dizem respeito à nossa vida em sociedade. Não podemos nunca esquecer que o desenvolvimento de uma nação depende da organização de seu povo na defesa de questões coletivas. Precisamos pensar menos individualmente e mais coletivamente, conscientes de que juntos somos mais fortes.

Nós jovens temos em nossas mãos uma grande missão, não nos dispersemos!

Lu Bacheschi, Jornalista




Bom Conselho
Chico Buarque

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade