Diário da União Municipal dos Estudantes de Praia Grande

sábado, 17 de dezembro de 2011

17 de Dezembro...

Bom, tudo começou no dia 17 de Dezembro de 1995 ... não sei exatamente há que horas tudo virou realidade, mas sei que foi por volta do 12:00h. Fui apresentada ao mundo. Eu não tinha a menor noção do que o futuro tinha para mim, não sabia o que se passava, não entendia o porque de tudo a minha volta. Pra minha família mais um membro, mais um futuro promissor, pra sociedade, pro governo, apenas mais um número que aumentava a taxa de natalidade e o capitalismo, afinal, meus pais gastariam muito pra me sustentar, além do fato de que, no futuro, eu movimentaria a economia do país.
Fui crescendo e consequentemente mudando, tanto na fisionomia, quanto no modo de pensar. Sempre fui uma boa pessoa, sempre quis o melhor pra mim, independente do que falassem. Sempre fui uma boa aluna, sempre busquei meu progresso.
Minhas amizades foram as melhores. Sempre sonhei com um mundo "cor de rosa", e ele não era assim. 
Foi passando os anos e eu fui descobrindo que crescer não era assim tão fácil, que mudar não envolvia só a troca de um brinquedo pelo outro ou da mochila de rodinha, que fielmente você pedia pra sua mãe todo começo de ano ir naquela loja que sua amiguinha indicava e comprava uma nova, simplesmente pra mostrar que você também podia te-lá. 
Crescer envolvia outros temores, outros fatores. É incrível que quando temos nossos 10, 12 até 13 anos queremos muito nos tornarmos adultos, ou ter a independência de uma pessoa maior de idade. Logo isso passa, porque os "problemas" começam a surgir.Percebi que crescer envolvia muitas outras coisas, envolviam sentimentos, responsabilidade, mudança na mente, nas suas prioridades ... e é ai que você descobre que ser criança é tão mais fácil do crescer, do que evoluir. Percebi que quando você transgride do seu mundo de criança e cai de cabeça no mundo dos adolescentes tudo muda, seu jeito muda, as pessoas mudam o jeito como te tratavam ... é incrível essa mudança!
Vendo por esse lado, há diversos assuntos que poderiam entrar aqui, assuntos que condizem com esse mundo, mas esse pequeno texto não trata dos problemas juvenis, e sim do tempo, das mudanças.
Retomando a ideia, com essa mudança, vem aquela dúvida, quem eu sou? Como vai ser daqui pra frente? Confesso que já me peguei com essa preocupação, é normal nessa idade. Mas uma coisa que eu não pensava que aconteceria, seria esse meu crescimento, essa minha oportunidade. Cresci tanto e em tão pouco tempo ... Do que estou falando? Do Trabalho feito por dois cretinos que botaram a cara a tapa por mim, pela juventude. Por essa família que me acolheu tão bem. 
Minha profissão? Não sei ainda. O que quero ser? é, isso me lembra um trecho de uma música do Renato Russo, "não sei o que quero ser, mais sei exatamente o que não quero me tornar", eu quero lutar pelos meus direitos, lutar por aquele futuro promissor que minha mãe e a sua sonharam no momento em que nascemos. A alguns meses isso era só sonho, hoje sei que posso lutar por isso, hoje tenho voz. Hoje cresci!
Já se passaram 16 anos desde que nasci, e ainda terão muitos outros 16 para mostrar quem sou e porque estou aqui!
Obrigada JuventudePG.

Por: Nayara Silva



(Depois de muita insistência, a Nay escreveu!)
Parabéns, Nay!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

TENDÊNCIAS - Jovens buscam tecnologias simples, diz estudo

                                     


LONDRES - Um estudo revela que os jovens gostam de tecnologia só quando elas são fáceis de usar.
Embora os jovens apreciem a web, com seus amigos reais e virtuais, e mantenham os celulares sempre por perto, relativamente poucos deles gostam de tecnologia, afirma uma pesquisa que aponta que dos jovens que a admiram, muitos estão no Brasil, Índia e China.

Apenas uns poucos pensam na tecnologia como conceito, e só cerca de 16 por cento usam termos como "redes sociais", de acordo com levantamentos sobre pessoas de oito a 24 anos publicados na terça-feira pela Microsoft e pela MTV Networks e Nickelodeon, subsidiárias da Viacom .

"Os jovens não consideram a tecnologia como uma entidade em separado. Ela é parte integral de suas vidas", disse Andrew Davidson, vice-presidente da VBS International Insight, uma divisão da MTV.

"Conversar com eles sobre o papel da tecnologia em seu estilo de vida seria como conversar com a garotada dos anos 80 sobre o papel dos escorregadores de parquinho ou dos telefones em suas vidas - ele existe, mas é invisível", disse.

As pesquisas envolveram 18 mil jovens de 16 países, entre os quais Reino Unido, Estados Unidos, China, Japão, Canadá e México.

Os termos usados com mais frequência pelos jovens quando falam sobre tecnologia se referem a acesso gratuito a conteúdo, especialmente "baixar".

As pesquisas constataram que o usuário médio de computador na China tem 37 amigos online a quem nunca encontrou em pessoa, que os celulares têm maior probabilidade de servir como símbolo de status entre os indianos, e que um em cada três adolescentes no Reino Unido e Estados Unidos se declarou incapaz de viver sem um console de videogame.

"A maneira pela qual cada tecnologia é adotada e adaptada em todo o mundo depende tanto de fatores culturais e sociais locais quanto da tecnologia em si", disse Davidson.

Por exemplo, entre os jovens japoneses, o aparelho digital dominante é o celular, devido à privacidade que oferece e ao fato de que seja portátil, em um país no qual as residências tendem a ser pequenas e a privacidade limitada.
As pesquisas apontam que as crianças japonesas dos oito aos 14 anos têm em média um amigo online que não conhecem em pessoa, ante média mundial de cinco.

Na China, 93 por cento dos usuários de computadores entre os oito e os 14 anos têm mais de um amigo online a quem nunca encontraram pessoalmente.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Coordenador Geral do ProjetoTubo de Ensaio de São Vicente

Danilo Otto  Coordenador Geral do ProjetoTubo de Ensaio de São Vicente fala um pouco sobre a UMES-PG



Danilo Otto Coordenador Geral do Projeto Tubo de Ensaio da uma breve palavra sobre a UMES-PG em nosso facebook:  "Parabéns pelo ótimo trabalho que estão fazendo. Talvez ainda não perceberam, mas estão refundando o Movimento Estudantil. Estão fazendo ele de verdade, de forma democrática, utilizando as tecnologias para garantir informação. Já são exemplo de organização social, com certeza vocês vão contaminar toda a região com essa energia positiva, possibilitando a transformação de nossa sociedade em um lugar mais justo, plural, democrático e pacífico para se viver. Parabéns + uma vez." finaliza Otto.

Farei breve agradecimento a toda a galera do ProjetoTubo de Ensaio que vem apoiando a galera de Praia Grande desde a II Conferência Regional de Juventude queremos agradecer principalmente: Danilo Otto, Luis Claudio (Luisinho) e ao nosso querido Danilo Machado!!

Um muito Obrigado de todos os componentes da UMES-PG!

Juventude é isso !

"Na juventude aprendemos, na velhice compreendemos." 








By : @SamukaAmorim_  

Sim! a UMES-PG se preoucupa com você jovem!

Da Importancia do nosso Trabalho. 

Nós jovens da Umes PG somos uma parte de um todo.
Representamos, somos a voz do médico, do empresário, do professor, do jornalista, do universitario, do jogador de futebol, do carente... somos a voz do profissional de amanha.
Não é preciso ir muito longe para admitir que a imagem do jovem brasileiro é de descaso, desordenação.. definidos como os '' nem ai pra vida''
O jovem é visto como autor de cerca de 90% dos casos de violencia urbana, principalmente aquele que vive em periferias, o negro, o índio, o economicamente carente. E muitas vezes o esse jovem só quer um lugar ao Sol.
Seremos a voz daqueles que pretendem fazer a diferença, dentro e fora de si mesmo.
Viajamos para beem longe, mas a maior estrada a ser percorrida será a do reconhecimento e estrutura que o jovem precisa.
Eles querem falar, ser ouvidos, querem ser vistos.... A UmesPG os apresentaram ao mundo.
Marthin Luther King disse o seguinte: '' O jovem só é um problema quando visto sem solução''. Para nós a solução é companheira.
O sentimento que cada um semea, a vontade que cada um de nós temos de mudar a realidade do jovem, as palavras ditas por cada um, a união, a fraternidade, a igualdade e o respeito, dão a nós a palavra-base para seguir em frente: Esperança.
Juntos seremos muito mais do que jovens lutando pelo seu espaço.
Juntos seremos muito mais que a realidade.
Somos uma familia que necessita que voce faça parte dela.
Somos fortes para superar obstaculos, somos sensíveis para acalmar sua dor, somos amigos para lhe dar a mão, somos persistentes para ecoar sua voz.
Somos a UmesPG, e seremos os alicerces da nova mudança no olhar da realidade jovem. JUNTOS, seremos a mudança que desejamos ver no mundo.

Nosso muito obrigado.

Por: Erick Marins

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Viração e Agencia Jovem na 2ª Conferência Nacional de Juventude


|Projeto Viração|

É um projeto de educomunicação para nós jovens leia mais: Viração é uma organização de comunicação, educação e mobilização social entre adolescentes, jovens e educadores.


|Agência Jovem de Noticias|

A Agência Jovem de Notícias é uma iniciativa colaborativa que envolve diversas organizações, movimentos e projetos sociais e escolas no Brasil e no exterior. Promovida pela Viração Educomunicação, tem como objetivo principal ser um espaço virtual para compartilhar notícias produzidas por adolescentes e jovens a partir dos núcleos regionais, Conselhos Jovens da Viração e centros de produção de comunicação popular e juvenil das organizações parceiras.




PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:

agência jovem: http://www.agenciajovem.org
viração: http://www.viracao.org


textos retirados de: viracao.org e agenciajovem.org

Grafite digital na 2ª Conferência Nacional de Juventude


Jovens Presentes na #2confjuv homenageiam a JuventudePG em Grafite Digital como mostra a Imagem ao lado.




Foto de: Thiago Bacheschi
Diretor de Relações Institucionais - UMES - Praia Grande

Estudantes entrevistam Roberto Francisco em Brasília


O prefeito Roberto Francisco realizou, no dia 11, uma entrevista coletiva com cerca de 50 jovens, integrantes da União Municipal dos Estudantes de Praia Grande (UMES PG). Os jovens, que estavam em Brasília para participarem da 2ª Conferência Nacional de Juventude, se encontraram com o prefeito para um passeio pelo Congresso Nacional, onde puderam conhecer um pouco sobre o funcionamento do Senado e da Câmara de Deputados.

Após o tour, os jovens se reuniram com Roberto Francisco para um bate-papo informal, que teve como tema principal o Ano da Juventude, em 2012, além de questionamentos sobre educação e outros serviços fundamentais para os estudantes. A íntegra da entrevista, registrada em áudio e vídeo pelos próprios estudantes – que participaram de uma oficina de educomunicação para cobertura a conferência – poderá ser acessada dentro de poucos dias no blog oficial da UMES e no blog juventudepg. Confira os principais trechos:

A participação da população nas decisões políticas
“Desde o início de nossa Administração estamos em constante diálogo com a população de Praia Grande, para que haja uma aproximação com o poder público. Já possuímos conselhos estabelecidos nas áreas de Saúde e Educação, além de conselhos que visam garantir os direitos do idoso, da mulher, da criança e do adolescente, entre outros. O próximo deve ser o Conselho Municipal da Juventude. Acreditamos que a sociedade deve participar das decisões políticas do Município, levando suas necessidades para o poder público. Assim poderemos fazer um plano de governo que atenda a todos os setores da população. O Ano da Juventude, em 2012, veio da percepção de que os jovens estão afastados das decisões políticas de nossa Cidade. É um ano extremamente importante para os rumos que o Município deve tomar, se levarmos em conta a previsão de que em 2020 Praia Grande será uma das principais cidades da Baixada Santista.”

Praia Grande e juventude
“Vejo a juventude de nossa Cidade indo pelo caminho certo, buscando as formas mais corretas de participar das decisões políticas do Município. Em 2020, serão estes jovens que estarão atuando no mercado de trabalho de Praia Grande, e queremos que estejam qualificados para isso”.

A União Municipal dos Estudantes de Praia Grande
“Os estudantes de nossa Cidade estão iniciando um trabalho muito sério, e que tem todo o nosso apoio. Creio que o próximo passo seja criar meios para que eles possam evoluir em conhecimento e responsabilidade, para que possam atuar na formulação de idéias para políticas públicas direcionadas à essa faixa etária. “

Educação
“Praia Grande vem investindo de forma maciça na Educação, e atualmente tem o objetivo de elevar a Cidade à nota 6.0 do IDEB, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Essa é a meta nacional para 2020, mas estamos confiantes que vamos alcançá-la nos próximos meses, quando deve ser divulgado o resultado do provão realizado pelo MEC em nosso Município.”


Texto retirado de: http://juventudepg.blogspot.com/2011/12/o-prefeito-roberto-francisco-realizou.html

Escrito por: Lorena Flosi , MTB: 40.295

Dia: 14/12/2011

Dudu Pro Skater




Jovem de Praia Grande criador do blog http://pistadeskatesamambaia.blogspot.com/ que está junto com a juventudePG e Diretor de Projetos de Multimidia da UMES-PG; acessem e dê uma olhada em tudo oque ele fez em Brasília-DF e na pista de skate do Samambaia-PG.



ACESSEM http://pistadeskatesamambaia.blogspot.com/

ACESSEM http://pistadeskatesamambaia.blogspot.com/

ACESSEM http://pistadeskatesamambaia.blogspot.com/

ACESSEM http://pistadeskatesamambaia.blogspot.com/

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Visita ao Congresso Nacional.

Dia #2 (11-12-11)

Hoje nos da Juventude PG tivemos um dia maravilhoso, fizemos uma visita ao Congresso Nacional onde grandes decisões a respeito do nosso país são tomadas. O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco, nos acompanhou neste passeio.
Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco melhor o funcionamento do Congresso, aprendemos sobre a Câmara dos Deputados e sobre o Senado. Como eu disse anteriormente, grandes decisões são tomadas naquelas cadeiras. O prefeito concedeu uma entrevista coletiva para o grupo, respondendo com grande facilidade as perguntas que lhe eram encaminhadas. Foi muito, muito bom mesmo fazer este passeio por Brasília, nos jovens, precisamos ter essas informações e, como o prefeito Roberto Francisco disse, vamos levar uma grande bagagem para Praia Grande, vamos levar conhecimento, e acima de tudo, uma lição de vida, lição essa que vamos guardar para formar uma juventude mais capaz . Agora é necessário compartilhar esse conhecimento com os outros jovens de Praia Grande, passar a diante esta experiencia inesquecível. Cada palavra que foi dita neste dia está em nossas memórias e vão servir para contruir um novo pensamento. Hoje eu pude observar o brilho nos olhos de cada colega, a expressão de dever cumprido. Cada dia acordado valeu muito a pena e vai trazer melhorias para todos os jovens de nossa cidade e, quem sabe, do nosso país, dependendo das decisões que estão sendo tomadas neste momento.
Como foi destacado na coletiva, o prefeito de Praia Grande é um dos poucos que levam a juventude á sério e que está dando uma oportunidade indescritivel para nós. Foi incrível ver as lágrimas nos olhos do Marcelo e do Arthur, só eles e Deus sabem o quão dificil foi chegar até aqui. E agora, imagino eu, eles vendo que tudo está correndo nos trilhos, estão se sentindo vencedores. E é exatamente isso que eles são, grandes vencedores, guerreiros que lutam por um ideal, lutam por uma juventude mais respeitada do que aquela da qual eles faziam parte, aquela que foi oprimida.
Hoje sem dúvida foi um dia de grande felicidade, não só para mim mas para todos os outros jovens que estavam presentes. Eu achei incrível a forma como erámos observados, eu pude enchergar o orgulho nos olhos daquelas pessoas, pessoas importantes.
Não posso deixar de citar mais uma vez a garra do Marcelo, ele me surpreende a cada dia, as vezes eu paro e penso 'se não fosse esse cara eu não estaria aqui' e é isso mesmo, se não fosse pela luta dele, nenhum de nós estaríamos aqui. Eu, neste momento estou emocionado, sentindo-me honrado por poder participar desta Conferência. Voltando para minha cidade com uma grande bagagem, carregada de conhecimento e pensamentos diferentes dos que estavam em minha mente quando cheguei á Brasília. A juventude está sendo levada a serio, e isso é tão maravilhoso. Nos, um dia, vamos estar nos grandes cargos do governo, a juventude tem que estar preparada para isso e, durante esse dias que estamos aqui aprendemos grandes lições.

" Um país se faz com homens e livros"
Monteiro Lobato


Alef Dalle Piagge

Diretor de Projetos Multimidia - UMES - Praia Grande - SP