Diário da União Municipal dos Estudantes de Praia Grande

sexta-feira, 23 de março de 2012

1° FÓRUM DE SUSTENTABILIDADE DE PRAIA GRANDE

Na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 19:00 horas na Câmara Municipal de Praia Grande na Praça Vital Muniz no bairro Boqueirão, acontecerá o 1° Fórum de Sustentabilidade com o objetivo de discutir, elaborar e fomentar propostas para as ações de recomposição e preservação do meio ambiente.
Conforme a Dona Rosa, presidente da ONG Formigueiro, que existe na cidade desde 2003, “ o objetivo do evento é a conscientização, buscar soluções e planejar ações sobre a questão dos resíduos sólidos e seus impactos no meio ambiente”, a entidade está situada na Rua 7 n° 196 no bairro Jardim Samambaia.
“A nossa região é muito carente deste tipo de ação, pois é uma área que precisa sempre estar pensando nesse tema e construindo ações de prevenção e preservação através da educação ambiental e esse tipo de evento contribui para trazer essas questões no dia-a-dia das pessoas desenvolvendo a temática sobre o consumo consciente e ações de sustentabilidade na sociedade”, diz o presidente da Associação de Esportes Radicais e Ecoturismo de Praia Grande (ASSERECO), Claudio Ramos.
Outro projeto desenvolvido de conscientização e de prevenção a degradação ambiental pela ONG Formigueiro é o do recolhimento do óleo usado de frituras dos quiosques, carrinhos de praia, comércios e residências que se interessarem sendo que a moeda de troca seria paga em sabão feito com o óleo usado recolhido no início da cadeia de produção, portanto quem quiser saber mais sobre o projeto do recolhimento do óleo e aderir ao projeto pode ligar para os telefones (13) 3477-8607 / (13) 9108-0147, que a entidade retira o óleo no local determinado.
NOTA: A Prefeitura de Praia Grande instalou na cidade o Eco Ponto, local destinado ao descarte programado de recicláveis, entulho, madeiras, móveis, eletrodomésticos, entre outros sendo vedada o descarte de lixo orgânico. Maiores informações Disk Serviços Urbanos: 0800 10 20 27 ou informações no site da prefeitura http://www.praiagrande.sp.gov.br/ .

ASSESSORIA DE JUVENTUDE VISITA PROJETO DO RESTAURANTE ESCOLA EM BUSCA POR AÇÕES QUE ENVOLVAM CAPACITAÇÃO DOS JOVENS

Recebidos pelo senhor Marcelo Fachada, da Assessoria Executiva da Secretaria de Turismo de Santos, em seu gabinete, juntamente com o senhor Arnaldo Lafuente Jr., Consultor Gastronômico (representante da entidade social que administra o restaurante do projeto), os membros da Assessoria de Juventude de Praia Grande, que puderam constatar ‘in loco’ a oportunidade que o projeto da aos jovens de educação profissional, inserção no mercado de trabalho, de jovens em situação de vulnerabilidade social. “A reunião foi muito produtiva e esclarecedora sendo que tivemos a oportunidade de tirar dúvidas sobre todos os passos do projeto, tanto na parte burocrática como sobre o funcionamento de todo processo educacional e pratico” afirma Edson Marcelo, e completa Edmundo Arthur, “ainda constatamos o benefício social para esses jovens, o que pode ser visto em lindos sorrisos de transformação estampados nos rostos de cada jovem integrante do projeto”, ambos da Assessoria de Juventude da prefeitura de Praia Grande.
Situado no prédio do histórico do Terminal Ferroviário do Valongo em Santos, o projeto do Restaurante Escola é uma parceria do Governo Federal que firma convênio entre o Ministério do Turismo que repassa cerca de 1 milhão de reais para a implantação do projeto, equipamentos, instalações, insumos de alimentação (4 meses) e de limpeza (dois anos) com a contrapartida da prefeitura local de cerca de 250 mil (local físico e adequações), e a entidade social escolhida através de edital e licitação, que realiza a gerência do projeto e do restaurante, tendo ainda a entidade responsável pelo conteúdo didático de formação das turmas (30 jovens por turma), que no caso de Santos, quem desenvolve toda a parte de formação e administração do conteúdo didático relativo ao ramo de restaurantes, fica por conta da Universidade Católica.

DEPUTADOS ESTADUAIS SE UNEM PARA FORMAR A FRENTE PARLAMENTAR DA JUVENTUDE NO ESTADO DE SÃO PAULO

No ultimo dia 21 aconteceu na sala Teotônio Vilela, no primeiro andar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o lançamento da Frente Parlamentar de Juventude. Com a presença de vários coletivos de juventude da sociedade civil entre elas as partidárias, religiosas, do movimento estudantil (estadual e nacional), além de gestores de juventudes de vários municípios da capital, litoral sul, grande ABCD e interior de São Paulo, que presenciaram juntos mais um passo no alinhamento de gestão e encaminhamento das PPJ’s.
A Frente Parlamentar de Juventude foi proposta pelo deputado Alencar Santana, e subscrita por vários outros deputados de diferentes partidos e correntes políticas, demonstrando que o tema juventude é sim uma política transversal independente se praticada e discutida em sua fase legislativa ou executiva.
Na abertura dos trabalhos o Deputado João Paulo Rillo, declara estar “feliz como cidadão e como parlamentar com a possibilidade de que, com a criação dessa “frente”, trazer o tema ‘juventude’ para a ordem do dia nos trabalhos das comissões e das bancadas dos partidos, ainda mais com a prerrogativa de se aprofundar em questões pragmáticas e essências que vão ser discutida pela juventude, com o intuito de desatar nós em vários segmentos até então digamos, “fechados”, como: mobilidade urbana, saúde, segurança, qualificação profissional, cultura, esportes e lazer” e completa: “Que a juventude por conta dessa construção das políticas publicas e seus marcos regulatórios, como o Estatuto da Juventude, que tramita no Senado Federal e a busca pelo fortalecimento das gestões dos conselhos municipais, estaduais e de maior integração com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), está dando a oportunidade e exemplo ao país de como avançar e corrigir distorções sociais graves e essa ação entre os deputados e a sociedade e suas representatividades, contribuem quando se tornam mais um espaço para desenvolver essa nova realidade positiva no país e conseqüentemente, trilhar um novo caminho do bem para todos os jovens em nosso estado”.
Estiveram presentes ao evento os parlamentares petistas Donizete Braga, Gerson Bittencourt, João Paulo Rillo, Marco Aurélio de Souza e Marcos Martins, e as deputadas Ana Perugini e Telma de Souza. O deputado Roberto Tripolli, do PV, também esteve presente no ato.
Pedro Prata, da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal, veio representando a Secretária, Severine Macedo, que estava na Reunião do Conselho Nacional de Juventude. Prata falou das ações da SNJ e trouxe a solidariedade e o compromisso de uma construção conjunta com a Secretaria.

domingo, 18 de março de 2012

JOVENS CATÓLICOS UNIDOS EM PROL DA JUVENTUDE DA CIDADE

Na manhã deste domingo (18/03) reunidos na Igreja Vila Mirim 2, jovens das comunidades de Anhanguera e da paróquia local começam as atividades de mobilização daquela região, juntamente representantes da Pastoral da Juventude, como o objetivo de incentivar os jovens a desenvolveram consciência coletiva e estimular a participação cidadã desses grupos nas ações dentro das comunidades.

Direitos e deveres dos jovens foram abordados na palestra sobre o direito recém adquirido com a inclusão do termo jovem na constituição que dá aos jovens a oportunidade do ‘protagonismo juvenil’ e de opinar sobre os rumos das políticas públicas do segmento na cidade.

A atividade de hoje foi importante, pois a igreja católica está indicando quatro representantes para ocupar a vaga na primeira gestão do recém criado Conselho Municipal de Juventude (CMJ), órgão responsável pela interlocução e elaborar propostas juntamente com o poder público para então juntos, conseguir empenhar esforços e recursos para atingir os objetivos traçados coletivamente.

“Uma série de outras ações com os jovens nas comunidades já estão agendadas para os próximos finais de semana, mostrando que o empenho da cidade em oportunizar aos jovens experiências e oportunidades de participação está sendo totalmente compensador e com certeza os jovens Cristãos não vão fugir a sua responsabilidade de ajudar ao próximo”, é o que afirma um dos principais lideres desta juventude católica da cidade, Paulo Jefferson.

Vale lembrar que no próximo domingo haverá uma conferência com membros da igreja católica sobre o tema saúde, que acontecerá no dia 25/03 a partir das 14:00 hs, no Auditório Roberto Marinho, na Vila Mirim em Praia Grande.

“Fico feliz em ver o engajamento dessa juventude em cumprir seu papel como cidadãos, mais sobre tudo, por estarem sintonizados em uma ação fraternal em prol de todas as juventudes não importando qual a raça ou credo, formando uma verdadeira rede do bem de proteção aos jovens da cidade”, enfatiza o assessor de juventude da Prefeitura de Praia Grande, Edson Marcelo de Jesus Costa.